terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Atributos

Existem 6 atributos físicos e 6 atributos mentais neste jogo. Para quem conhece outros jogos de RPG pode parecer estranho não haverem atributos sociais, mas isso se deve ao fato de a beleza é considerada característica física, enquanto a capacidade de lidar com outras pessoas é considerada uma capacidade mental.
Os atributos são:
Físicos: Agilidade, Força, Precisão, Resistência, Vida e Energia Física.
Mentais: Determinação, Influência social, Inteligência, Percepção, Resistência à magia e Energia Mental.

Agilidade: Este atributo é utilizado para determinar a velocidade de corrida do personagem, bem como é usado em qualquer situação em que o personagem precisa se mover rapidamente, seja nos combates, seja inclusive na hora de pisar no freio para evitar um acidente.

Força: Possivelmente o atributo mais fácil de explicar, determina quanto peso o personagem consegue levantar e quão forte consegue bater.

Precisão: Num combate não é apenas a força e a velocidade que determinam o vencedor, a precisão de movimentos também é fundamental. Este atributo determina a coordenação motora geral do personagem, também sendo utilizado na hora de executar intervenções cirúrgicas, pintar quadros etc.

Resistência: Este atributo funciona em conjunto com o atributo força na hora de carregar peso, ajudando a determinar o tempo no qual o personagem agüenta carregar tal peso, mas também é o contrário da força nos combates, reduzindo o ferimento efetivo de um golpe.

Vida: Muitas vezes este atributo é visto como um apego a vida. Enquanto a Resistência impede que o personagem se machuque, este atributo mantém o personagem vivo independente de quão ferido o personagem se encontre. Obviamente, uma combinação de resistência e vida são excenciais para garantir a sobrevivência de um personagem que vive se metendo em confrontos físicos.

Energia física: Este atributo determina um estoque de energia que o personagem possui para temporariamente aumentar qualquer atributo físico. Nos humanos, tal energia é utilizada involuntariamente nos momentos de grande stress e adrenalina.

Determinação: Coragem, força de vontade e auto-controle são características da Determinação... ou quase. Nos humanos este é o atributo responsável para a superação dos medos, para continuar seguindo em frente quando tudo diz para desistir, ou simplesmente para conseguir se controlar até mesmo na hora de comer aquele docinho que engorda, mas é tão gostoso. Vampiros nesse ponto são sempre bem-sucedidos em auto-controle. Vampiros não possuem mais as emoções que possuíram no passado, não são guiados pela ira, não perdem o controle. Porém, vampiros também se distraem e podem ficar na dúvida se o que fazer é certo ou errado e, nesses casos, é este atributo que será utilizado.

Influência social: Este atributo representa a capacidade do personagem de influenciar outras pessoas. O meio utilizado varia de pessoa para pessoa, pode ser pelo carisma, pela manipulação, até mesmo pela aparência. Porém, este atributo talvez seja o mais complicado de utilizar no jogo, já que é o atributo que pode receber bônus ou penalidades mais facilmente, pelo simples fato de alguém "ir ou não com a cara do personagem". De forma geral, o valor neste atributo deve ser utilizado sem alterações por pessoas que sejam neutras ao personagem.

Inteligência: O grande diferencial dos humanos para os animais é a sua capacidade intelectual. Este atributo é utilizado na hora de utilizar qualquer conhecimento, na hora que o personagem deve lembrar de algo importante ou simplesmente na hora de resolver problemas novos.

Percepção: Os atributos físicos resistência e vida ajudam o personagem a sobreviver caso sofram ataques, sejam vítimas de armadilhas ou similares. Porém, a percepção pode ser a melhor defesa por conseguir ver armadilhas preparadas a tempo, por conseguir perceber a aproximação de um criminoso, ou simplesmente por conseguir ver algum aviso importante. Este atributo muitas vezes é considerado como o determinante de se um personagem é miope ou não, mas isso é um erro. O atributo determina quão bem a mente do personagem processa as mais diversas informações que os seus sentidos captam mas, obviamente, existem qualidades ou defeitos que determinam se os sentidos captam informações de forma melhor que a esperada, ou pior que a esperada.

Resistência à magia: Este é um atributo do sub-consciente de todos os seres-vivos. Humanos em geral o possuem atrofiado, mas o possuem. Seres sobrenaturais em geral, até por saberem que a magia realmente existe, acabam desenvolvendo este atributo, o qual haje impedindo que magias externas o afetem, sejam elas boas ou ruins.

Energia Mental: Assim como a Energia Física permite temporariamente aumentar algum atributo físico, a Energia Mental permite temporariamente aumentar um atributo mental. Isto geralmente ocorre quando o personagem está dando o máximo de si para conseguir entender algo ou resolver um problema.

Nenhum comentário: