domingo, 6 de janeiro de 2008

Especializações

Para criar um personagem num jogo de RPG é necessário pensar em sua história, quem o personagem foi um dia, quem ele é hoje e inclusive se ele tem projetos no momento. Existe uma planilha para registrar as características do personagem, mas esta só registra informações referentes a sua força, ao seu conhecimento em outro idioma etc, não representando particularidades de sua personalidade e de seu aprendizado.
A planilha é simplificada, existem apenas oito níveis para qualquer característica. Portando, tentando descrever duas pessoas com força similar, apesar de uma ser levemente mais forte que a outra, na planilha ambas terão a mesma força. É uma simplificação que para a maioria dos casos não causa problemas. Porém, para tornar os personagens verdadeiramente únicos, existem as especializações.
As especializações mais simples são encontradas com maior facilidade nas habilidades e nos conhecimentos e, em termos de rolagens de dados, apenas servem para eliminar penalidades. Pode parecer bem limitado, mas complicações em qualquer situação costumam aplicar de um a três de penalidade e evitar tal penalidade é um grande diferencial.
Por exemplo, situações que geram penalidades: Tentar encontrar um objeto com falta de iluminação, com excesso de iluminação, fazer uma cirurgia sem os instrumentos apropriados, usar qualquer conhecimento as pressas etc.
Qualquer uma dessas especializações deve ser adquirida individualmente (por exemplo, usar os conhecimentos em Informática as pressas), e essas especializações podem ter três níveis, porém:
  • Para adquirir a especialização em nível um é preciso ter ao menos o nível dois na característica principal;
  • Para adquirir a especialização em nível dois é preciso ter ao menos o nível quatro na característica principal;
  • E, para adquirir a especialização em nível três, apenas quando já se possui o nível oito na característica principal.
Porém, como as especializações apenas servem para eliminar penalidades, muitas especializações nem precisam de mais de um nível, já que muitas penalidades não passam de um.
O outro tipo de especialização, porém, é quase que exclusivo das magias. Nas magias existem as primárias, que são aquelas que qualquer vampiro pode desenvolver sem precisar saber de nenhuma outra magia, e existem as especializações, que só podem ser desenvolvidas a partir do momento que o personagem tem um domínio específico de uma ou mais magias (por exemplo, quando possui o nível 2 de Metamorfose).
As magias principais costumam ser bem abrangentes, por exemplo, a Metamorfose é a magia responsável pela mudança do próprio corpo. É natural imaginar que criar garras, virar animal ou até assumir uma forma gasosa sejam especializações de metamorfose. No caso, as garras requerem o nível dois de metamorfose, virar animal requer o nível quatro enquanto assumir forma gasosa requer o nível oito. É importante lembrar, porém, que cada especialização deste tipo tem seu próprio nível, que vai de um a oito.

Nenhum comentário: