domingo, 6 de janeiro de 2008

Regras

Apesar de já ter postado sobre as especializações, é importante falar das regras.
O RPG é um jogo e, como em qualquer jogo, é preciso haver regras. Geralmente os jogadores querem fazer personagens que são como o 007. Inteligentes, rápidos, ágeis, sedutores, ricos etc. Mas, se todos os personagens fossem assim, não haveria graça.

Existe uma regra de criação, que será explicada mais tarde, que utiliza as seguintes características:
Atributos, Facilitadores, Magias, Qualidades e Defeitos.

E, como é a marca registrada do RPG, utilizam-se dados na hora de decidir o resultado de uma ação. A rolagem de dados não é sempre obrigatória, apenas em momentos críticos nos quais realmente existe a dúvida de se o personagem consegue ou não realizar a ação.
Neste sistema, utilizam-se dados de 10 faces, onde avaliam-se os valores de zero a nove. Todas as rolagens tem uma facilidade que varia de zero a oito (geralmente um facilitador, por isso tal nome), mas em alguns casos pode ser uma facilidade fixa de dois. Geralmente o número de dados rolados é igual a soma de dois atributos para ações voluntárias, e de um atributo para ações involuntárias (como perceber algo quando se está distraído).

Por exemplo, se o personagem está caminhando distraído quando alguém tenta se aproximar sorrateiramente para bater sua carteira, o ladrão irá rolar Agilidade + Precisão, facilidade Crime, enquanto a vítima irá rolar apenas Percepção, também facilidade Crime. Se a facilidade for dois, valores zero, um e dois são sucessos, e em caso de empate a vantagem é da vítima.

Planilha
A planilha é formada por diversas áreas, algumas são meramente informativas (como o cabeçalho) ou o resultado de algum cálculo feito sobre as outras características. Porém, as principais características precisam ser preenchidas, e são explicadas a seguir:
  • Atributos

Os atributos são a representação de características genéricas que todos os seres-humanos possuem, como a capacidade de pensar, de se mover e de interagir com outras pessoas. Recpectivamente, os atributos seriam Inteligência, Agilidade e Influência social.

No total são 12 atributos. Inclusive na hora de representar animais esses mesmo 12 atributos são utilizados, apesar de algumas vezes ser necessário fazer algum "ajuste" para que o atributo funcione com o animal.

  • Facilitadores

Faciliatadores são mais específicos que os atributos. São divididos em Habilidades (que podem ser treinadas), Conhecimentos (que precisam ser aprendidos) e Conquistas, que são os únicos facilitadores externos, como o reconhecimento obtido ao longo dos anos, ou os amigos verdadeiros. Nas rolagens de dados os facilitadores determinam a facilidade, por isso recebem esse nome. Diferente dos atributos que são uma lista fixa, tudo pode ser um facilitador. Porém, é aonselhável que conhecimentos muito específicos ou habilidades raramente usadas virem especializações ao invés de conhecimentos. Por mais que isso tire um pouco de realismo, não é aconselhável fazer um jogador gastar MUITOS pontos em um conhecimento que raramente será utilizado.

  • Magias

É até possível que alguns humanos desenvolvam níveis pequenos de magia, porém as magias são consideradas exclusividade dos seres sobrenaturais. Assim como as habilidades, a maioria das magias não deixa de ser um facilitador, porém a rolagem da magia irá fazer algo que simples habilidades não fariam, seja mudar de forma, seja criar fogo do nada.

  • Qualidades e defeitos

As qualidades e os defeitos são efetivamente a fuga da regra dos atributos e habilidades. Sempre que algo for negativo, ou não puder ser caracterizado em oito níveis sem ser uma especialização, deve-se utilizar a regra das qualidades e dos defeitos. No caso dos vampiros, o simples fato de um vampiro não possuir a cura ao dormir é um defeito, e isso não é visto com oito níveis, ou o vampiro possui, ou não possui.

Nenhum comentário: